quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Doenças

As doenças mais comuns transportadas por lobos incluem a brucelose, febre, leptospirose, febre aftosa e carbúnculo. Os lobos são grandes anfitriões da raiva na Rússia, Irã, Afeganistão, Iraque e Índia.

Embora os lobos não sejam reservatórios da doença, eles podem pegar de outras espécies. Os lobos desenvolveram um estado extremamente grave e agressivo, quando enraivecidos podem morder várias pessoas em um único ataque. Antes de uma vacina ser desenvolvida, as mordidas são quase sempre fatais. Hoje, as mordidas de lobos raivosos podem ser tratadas, mas a gravidade dos ataques dos lobos raivosos às vezes podem resultar em morte, ou uma mordida perto da cabeça fará a doença agir muito rápido para o tratamento ter efeito. Ataques raivosos tendem a se aglomerar no inverno e na primavera. Com a redução da raiva na Europa e América do Norte, poucos ataques de lobos raivosos foram registrados, embora alguns ainda ocorrem anualmente no Oriente Médio.

Os lobos também carregam o coronavírus canino, sendo as infecções mais prevalentes nos meses de inverno.

Os lobos registrados na Rússia transportavam mais de 50 tipos diferentes de parasitas nocivos, incluindo echinococcus, cisticercose, e coenuri.

Os lobos também são portadores de trichinella spiralis. Entre 1993-94, 148 carcaças de lobos perto de Fairbanks no Alasca foram examinadas e 36% (aprox. 54 carcaças) estavam infectadas. A prevalência de trichinella spiralis em lobos é significativamente relacionada com a idade.

Os lobos podem levar neospora caninum, que é de particular interesse para os agricultores, como a doença pode ser transmitida para animais domésticos, em animais infectados é de 3 a 13 vezes mais chances de abortar do que aqueles que não estão infectados.

Apesar do hábito de portar doenças perigosas, grandes populações de lobos não são fortemente reguladas por surtos de epizootias como ocorre com os outros canídeos sociais. Isto é principalmente devido ao hábito dos lobos infectados desocupar as respectivas alcatéias, evitando assim o contágio em massa.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário