quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mais características


Os olhos na cor amarelo-ouro são comuns em lobos adolescentes.
Ao nascer, os filhotes de lobo tendem a ter pêlos mais escuros e a íris dos olhos azul que mudará para um amarelo-ouro, ou cor de laranja quando os filhotes tiverem entre 8 e 16 semanas de idade.

Lobos com poderosas focinheiras compridas ajudam-os a distinguem dos outros canídeos, nomeados de coiotes e chacais dourados, que têm as focinheiras mais estreitas e pontudas. Em lobos, a incisura anterior do osso nasal não tem uma saliência medial, ao contrário dos chacais. O cíngulo na borda externa do primeiro molar superior é apenas um pouco expresso, enquanto é amplo e claramente marcantes em chacais.

Lobos diferem de cães domésticos em uma natureza mais variada. Anatomicamente, os lobos têm ângulos orbitais menores do que os cães (acima de 53 graus para cães, com menos de 45 graus para lobos) e uma capacidade cerebral comparativamente maior. Patas maiores, olhos amarelados, pernas mais longas e os dentes maiores ainda distinguem os lobos adultos de outros canídeos, especialmente cães. Além disso, uma glândula supracaudal está presente na base da cauda dos lobos, mas não em muitos cães.

Lobos e cães maiores possuem algumas partes da dentição idênticas. O maxilar possui seis incisivos, dois caninos, oito pré-molares e quatro molares. A mandíbula tem seis incisivos, dois caninos, oito pré-molares e seis molares. Os quarto pré-molares superiores e primeiros molares inferiores constituem os dentes carnassiais, que são instrumentos essenciais para o corte da carne.

Os dentes caninos também são muito importantes, na medida em que detêm e subjugar a presa. Capazes de transportar até 10.000 quilopascal de pressão, os dentes de um lobo são as suas principais armas, bem como suas principais ferramentas.Isso é aproximadamente o dobro da pressão que um cão doméstico de dimensão semelhante pode proporcionar.

A dentição dos lobos cinzentos é mais adequado para esmagar ossos do que os dos outros canídeos modernos, embora não seja tão especializados, como a encontrada em hienas. A saliva dos lobos foi mostrado para reduzir a infecção bacteriana em feridas e acelerar a regeneração dos tecidos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário