quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Reprodução dos lobos

Geralmente, o acasalamento ocorre entre os meses de janeiro e abril, quanto maior a latitude, mais tarde ele ocorre. Uma alcatéia geralmente produz uma ninhada única, salvo os companheiros reprodutores machos com uma ou mais fêmeas subordinadas.


Durante a época de acasalamento, os lobos de reprodução tornam-se muito carinhosos um com o outro em antecipação do ciclo de ovulação da fêmea. A tensão aumenta à medida que cada alcatéia de lobo madura sente-se instado acasalada. Durante este tempo, a dupla líder de reprodução pode ser forçada a impedir que outros lobos se acasalem um com o outro.


Incestos raramente ocorrem, embora a depressão por endogamia tem sido relatada a ser um problema para os lobos em Saskatchewan e Isle Royale.

Quando a fêmea reprodutora entra no cio (que ocorre uma vez por ano e dura 5-14 dias), ela e seu companheiro passam um longo tempo em reclusão. Feromonios na urina da fêmea e do inchaço da sua vulva dar a conhecer ao macho que a ela está no cio. A fêmea é receptiva nos primeiros dias de estro, período durante o qual ela lança o revestimento do útero, mas quando ela começa a ovular novamente, ocorre o acasalamento com o parceiro.


Um lobo filhote em compania de sua mãeO período de gestação dura entre 60 e 63 dias. Os filhotes, que pesam cerca de 0,5 kg ao nascimento, são cegos, surdos e completamente dependentes de suas mães. O tamanho da ninhada média é de 5-6 crias, embora há dois registros soviéticos de ninhadas com 17 filhotes.

Os filhotes residem na cova e permanesem lá por dois meses. A toca é geralmente em terreno alto perto de uma fonte de água aberta, e tem uma câmara aberta no final de um túnel subterrâneo ou encosta que pode ser de até alguns metros de comprimento.

Durante este tempo, os filhotes se tornam mais independentes e acabam começando a explorar a área imediatamente fora da cova antes de vaguear gradualmente até um quilômetro de distância da mesma em cerca de cinco semanas de idade.

A taxa de crescimento dos lobos são mais lentas do que o dos coiotes e cães selvagens.Eles começam a comer alimentos regurgitados após duas semanas de que se alimentam de leite, que em lobos tem menos gordura e arginina e mais proteína do que o leite canino.

Por esta altura, seus dentes de leite surgem e eles estão totalmente desmamados após 10 semanas. Durante as primeiras semanas de desenvolvimento, normalmente a mãe permanece com sua ninhada sozinha, mas, eventualmente, a maioria dos membros do grupo contribuam para a criação dos filhotes, de alguma forma.

Após dois meses, os filhotes inquietos são levados para um local de encontro, onde podem permanecer em segurança quando a maioria dos adultos saem para caçar. Um ou dois adultos ficam para trás para garantir a segurança dos filhotes. Depois de mais algumas semanas, os filhotes são permitidos para se juntar aos adultos se eles forem capazes, e terão prioridade sobre qualquer animal caçado. Deixando a caçada dos filhotes para comer privilégios dos resultados em um ranking secundário sendo formados entre eles, e lhes permite a prática dos rituais de dominação/submissão que seram essenciais para a sua sobrevivência futura na vida da alcatéia. Durante a caça, os filhotes permanecem observadores até atingirem cerca de oito meses de idade, época em que eles são grandes o suficiente para participar ativamente.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário